A Delegacia da Polícia Federal de Marília está participando nesta quinta-feira de uma operação contra uma quadrilha especializada em importações ilegais. Na região, os alvos foram em Tupã e Pompeia, embora as equipes da PF estão simultaneamente em cidades do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.
A operação Anemia, coordenada pela PF de Londrina, conta com a participação de cerca de 230 policiais federais e 34 auditores fiscais foram mobilizados e também houve autorização judicial para bloquear R$ 400 milhões dos investigados, valor aproximado movimentado pela quadrilha na última década.
O grupo formado em 2014 era especializado na importação de celulares e outros produtos eletrônicos.
Conforme a Polícia Federal, o grupo trazia os aparelhos de vários países, entre eles Estados Unidos, China e Hong Kong. No entanto, antes de chegar ao Brasil, a remessa passava pelo Paraguai. Dessa forma, o grupo evitava o registro e o pagamento de impostos.
Entre os bens sequestrados com autorização judicial estão bens imóveis, veículos, dinheiro em espécie, obras de arte, joias, criptoativos e outros itens de luxo. Além de contrabando e descaminho, também são investigados crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro.